top of page
Buscar
  • Foto do escritorMalamanhadas

#12 - A Esperança é Negra!




Você pode baixar o episódio clicando aqui.


"A esperança é negra". A frase que dá nome ao Episódio #12 foi dita pela jornalista Flávia Oliveira no programa da Globo cuja a pauta principal foi racismo e o levante contra o genocídio de pessoas negras nos EUA. George Floyd (46 anos) foi asfixiado até a morte numa via pública por um policial branco, da mesma forma que Pedro Henrique Gonzaga (19 anos) foi asfixiado pela segurança do supermercado Extra no ano passado. Evaldo dos Santos Rosa, também de 46 anos, foi assassinado após o Exército disparar 80 tiros contra o seu veículo. Breonna Taylor (26 anos) foi assassinada em sua casa por tiros disparados pela polícia nos EUA, da mesma forma que Jenifer Silene Gomes (11 anos) foi atingida por um disparo de arma de fogo pela polícia na porta do trabalho de sua mãe. Os cenários são semelhantes. Os casos de Ágatha Félix (8 anos), João Pedro (14 anos) e Miguel Otávio (5 anos) no Brasil ganharam repercussão demonstrando que vidas jovens negras são interrompidas sem o direito sequer de chega à adolescência e/ou vida adulta.

Mesmo assim, o povo negro resiste por vida, dignidade e reparação desde que foram retirados de seus territórios em África. A esperança é negra, pois mesmo com toda a engenharia institucional do racismo preparada para exterminar um povo, as pessoas negras se destacaram e se destacam em todas as áreas do conhecimento e da produção artística no Brasil, insurgindo contra a opressão, o genocídio e o epistemicídio.

Como disse Angela Davis, se todas as vidas importassem da mesma forma, não precisaríamos especificar que vidas negras importam. E é por isso que estamos aqui para reforçar que os corpos negros importam. Os sonhos negros, a juventude negra, os homens negros e as mulheres negras importam. LGBTQI+ negres importam. Vidas negras importam!


  • Participam deste episódio:

Equipe Malamanhadas:

Aldenora Cavalcante

Jhoária Carneiro


Convidadas:

Bruna Stefanni Soares

Lucas Martins


  • Dicas citadas no episódio:

Livro: O motim, negros na diáspora, João Costa Vargas

Livro: Primavera para rosas negras, Lelia Gonzalez

Livro: Epistemologia Negra Feminista, Patrícia Hill Colins

Disco: Sobrevivendo no Inferno - Racionais MC's

Livro: O quarto de despejo, Maria Carolina de Jesus

Livro: O negro no Brasil de hoje, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes

Cantora: Bia Ferreira

Cantor: Gilberto Gil

Cantora: Ludmilla

Série: Olhos que condenam (Netflix)

Filme: America Son (Netflix)

Livro: Uma autobiografia, Angela Davis

Livro: #Paremdenosmatar, Cidinha da Silva

Site de Notícias: Ponte Jornalismo

Livro: "O ódio que você semeia", que aborda a violência policial contra negros nos Estados Unidos, publicado em 2017 por Angie Thomas

Série: Cara Gente Branca (Netflix)

Youtuber: Nathália Braga

Youtuber: Gabi de Pretas

Podcast: Afetos

Escritor: Clóvis Moura

Podcast: Angu de Grilo

Livro: Os condenados da terra de Frantz Fanon

Série: A vida e a história de Madam C.J Walker (Netflix)

Série: Sangue e água (Netflix)



Ouça também no Spotify.

0 comentário
bottom of page