top of page
Buscar
  • Foto do escritorMalamanhadas

Curso “Como fazer um podcast” está com inscrições abertas; saiba mais


Ensinar o passo a passo de como construir um podcast é o objetivo do curso “Como fazer um podcast”, ofertado pela Malamanhadas Produtora, em parceria com o Coar Educa. Os encontros acontecem dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 12h de modo online com duração de 6 horas e pretendem abordar as possibilidades ofertadas pelo podcast, bem como formatos e tendências da mídia no Brasil.


Para Ananda Omati, co-fundadora da Malamanhadas, a ideia é mostrar o quanto o podcast é acessível. “É um curso que vai ensinar passo a passo de como fazer um podcast e mostrar que essa mídia é simples e acessível não só na entrega, como também na produção, haja visto que as técnicas são fáceis”, comenta a podcaster.


No primeiro módulo, que acontecerá no sábado dia 30, serão abordadas as noções básicas de podcast, construção de projeto e roteiro, formas de gravação, distribuição, monetização e formação de comunidade. No segundo módulo, no domingo dia 31, o foco é a edição de áudio, suas etapas, bem como as ferramentas de sonorização e mixagem. "A ideia é democratizar essa mídia que vem crescendo e se descentralizando. Temos muitos podcasts de alto nível no Nordeste e seria interessante ver pessoas nordestinas participando deste curso”, acrescenta Ananda.


O curso será ministrado por Ananda Omati, jornalista, produtora e podcaster, Jade Araújo, jornalista, produtora e podcaster e Aldenora Cavalcante, jornalista, pesquisadora e podcaster. As inscrições podem ser feitas pelo site do Coar Educar, ou através do formulário que pode ser acessado clicando aqui. Ao se matricular nos dois módulos, a inscrição sai com desconto.


Conheça a Malamanhadas


Malamanhadas é um projeto independente nascido e criado no Piauí, Nordeste. Em 2018, surge como podcast, sendo um espaço construído por mulheres nordestinas para levantar debates que contribuam para a união, protagonismo e garantia de direitos das mulheres. Seguindo se especializando na mídia, o programa se tornou também uma produtora que tem como objetivo incentivar a produção de podcasts nordestinos.


Além do Malamanhadas Podcast, a produtora também auxilia na execução de dois podcasts piauienses - Debaixo do Cajueiro e Entretidas - e um cearense - Elas Pesquisam e, contribui na criação de outros podcasts nordestinos. O empreendimento oferece serviços especializados para o segmento.


Com três anos de existência, o Malamanhadas já ministrou cursos de relevância local e nacional, com destaque para a Oficina “O uso do podcast para criação de narrativas culturais”, dentro da programação do Ocupatrilhos e a Oficina “Quero ter um podcast, por onde eu começo?”, ministrada na 16ª do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (Abraji). E também integra a Rede Nordestina de Podcasts (RNP), movimento que busca divulgar e contribuir para o fortalecimento da mídia podcast na região Nordeste.

0 comentário
bottom of page