Buscar
  • Malamanhadas Podcast

Isso não é um elogio!

Pode até parecer, mas o título desse texto não se refere aos assédios que sofremos nas ruas com os famosos "fiu fiu". Hoje vim falar sobre características, na verdade uma em especial.

Acredito que algumas características dividem opiniões ao serem classificadas como positivas ou negativas. Um exemplo: eu sou muito perfeccionista, em outras épocas eu considerava uma qualidade, pra mim isso era positivo. Hoje em dia, acredito ser o meu pior defeito, e procuro me policiar todos os dias.

Esses dias parei pra pensar sobre competitividade. E você pode não concordar comigo, mas eu concluí que eu considero uma característica negativa.

Acredito que naturalmente todo mundo é um pouco competitivo, o ser humano tem sede de ser melhor que os outros. Mas nós somos condicionados a ter esse comportamento.

Por exemplo: desde criança você tem que ser o aluno nota 10, se destacar nas atividades extracurriculares e por aí vai. Mas a questão aqui é: ao se pressionar para ser o melhor e sempre ganhar, o único afetado é você.

[Sem falar nessa questão de viver baseado nas expectativas dos outros, mas fica pra um outro papo].

No meu ponto de vista: nós temos que dar o nosso melhor em tudo que fazemos, mas o resultado deve ser consequência disso. Sem precisar derrubar ninguém com a desculpa de "ser competitivo".

Querer ser o melhor e passar por cima de todo mundo numa competitividade extrema é doentio em todas as áreas da vida. Esse comportamento pode impactar na saúde e até nas relações sociais [ninguém gosta de se relacionar com pessoas assim].

Não adianta nada ser o melhor sem ter com quem dividir esse sentimento. Por isso, competitivo não é elogio. Saiba perder também.



Texto escrito por Lara Silva.

30 visualizações
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco RSS Icon
  • Branca Ícone Spotify

© 2018 por Malamanhadas.

Somos um podcast independente que para continuar no ar, amplificando nossas vozes e levantando debates, precisamos da sua contribuição.