top of page
Buscar
  • Foto do escritorMalamanhadas

#17 - Série Política Feminista - 01 Mulheres Negras



“Temos que ocupar esse lugar porque ele também nos pertence”, a simplicidade da fala de Marielle Franco torna-a ainda mais potente. Mulheres negras estão cada vez mais lutando e buscando seu espaço na política brasileira que há séculos tem como pilares homens brancos. Reivindicar esse lugar para as mulheres negras é apenas construir um espaço democrático.

Nosso primeiro episódio da série Política Feminista traz a mulher negra para o centro do debate. Convidamos duas candidatas a vereadoras aos municípios do Piauí. Millena Faustino (PT), que concorre a Oeiras e Brenda Filha da Maria (PSOL) que junto as As Marias (candidatura coletiva) concorre a Teresina. Elas falam sobre o porquê da política ainda ser um espaço onde poucas mulheres negras ocupam, além de levantar pontos para o empoderamento de candidaturas negras.

Além disso, a equipe do Malamanhadas realizou uma coleta de dados das candidaturas de mulheres negras nos municípios piauienses de Oeiras e Teresina, com base na divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Oeiras, dos 63 candidatos a vereadores, 21 são mulheres, o que corresponde a uma porcentagem de 33,3%. No que diz respeito a autodeclaração, as mulheres negras (pardas e pretas) correspondem a 57,1% das candidatas.

Já em Teresina as mulheres negras estiveram em maioria. Ao todo são 689 candidatos a vereadores dos quais 242 são mulheres. Somando o número de mulheres que se autodeclararam pretas e pardas temos um total de 163 mulheres negras, o que corresponde a uma porcentagem de 67,3% de mulheres negras, as mulheres brancas totalizam 27,6% na pesquisa. Ainda houve 12 candidatas que não declararam sua cor/raça.

Com amor, vamos apertar o play!

  • Participam deste episódio:

Ananda Omati (Malamanhadas)

Brenda Filha da Maria

Millena Faustino


  • Nosso agradecimento aos padrinhos e madrinhas que tornam possível a continuidade do podcast:

Agostinho Torres, Aline Batista, Ana Beatriz Silva Ferreira, Jade Araújo, Janaína Castro, João Antônio Marinho, Letícia Lima, Maria Teresa Siqueira, Mayara Cristina, Pedro Vilela, Rodrigo Sobieski, Rudá Oliveira e Valéria Soares.

Quer apoiar o Malamanhadas também? Clique aqui.

0 comentário
bottom of page