Você pode baixar o episódio clicando aqui.
"A esperança é negra". A frase que dá nome ao Episódio #12 foi dita pela jornalista Flávia Oliveira no programa da Globo cuja a pauta principal foi racismo e o levante contra o genocídio de pessoas negras nos EUA. George Floyd (46 anos) foi asfixiado até a morte numa via pública por um policial branco, da mesma forma que Pedro Henrique Gonzaga (19 anos) foi asfixiado pela segurança do supermercado Extra no ano passado. Evaldo dos Santos Rosa, também de 46 anos, foi assassinado após o Exército disparar 80 tiros contra o seu veículo. Breonna Taylor (26 anos) foi assassinada em sua casa por tiros disparados pela polícia nos EUA, da mesma forma que Jenifer Silene Gomes (11 anos) foi atingida por um disparo de arma de fogo pela polícia na porta do trabalho de sua mãe. Os cenários são semelhantes. Os casos de Ágatha Félix (8 anos), João Pedro (14 anos) e Miguel Otávio (5 anos) no Brasil ganharam repercussão demonstrando que vidas jovens negras são interrompidas sem o direito sequer de chega à adolescência e/ou vida adulta.
Mesmo assim, o povo negro resiste por vida, dignidade e reparação desde que foram retirados de seus territórios em África. A esperança é negra, pois mesmo com toda a engenharia institucional do racismo preparada para exterminar um povo, as pessoas negras se destacaram e se destacam em todas as áreas do conhecimento e da produção artística no Brasil, insurgindo contra a opressão, o genocídio e o epistemicídio.
Como disse Angela Davis, se todas as vidas importassem da mesma forma, não precisaríamos especificar que vidas negras importam. E é por isso que estamos aqui para reforçar que os corpos negros importam. Os sonhos negros, a juventude negra, os homens negros e as mulheres negras importam. LGBTQI+ negres importam. Vidas negras importam!
Participam deste episódio:
Equipe Malamanhadas:
Aldenora Cavalcante
Jhoária Carneiro
Convidadas:
Bruna Stefanni Soares
Lucas Martins
Dicas citadas no episódio:
Livro: O motim, negros na diáspora, João Costa Vargas
Livro: Primavera para rosas negras, Lelia Gonzalez
Livro: Epistemologia Negra Feminista, Patrícia Hill Colins
Filme: Sem Pena (2014)
Filme: Uma história de amor e fúria
Disco: Sobrevivendo no Inferno - Racionais MC's
Livro: O quarto de despejo, Maria Carolina de Jesus
Livro: O negro no Brasil de hoje, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes
Cantora: Bia Ferreira
Cantor: Gilberto Gil
Cantora: Ludmilla
Série: Olhos que condenam (Netflix)
Filme: America Son (Netflix)
Livro: Uma autobiografia, Angela Davis
Livro: #Paremdenosmatar, Cidinha da Silva
Site de Notícias: Ponte Jornalismo
Livro: "O ódio que você semeia", que aborda a violência policial contra negros nos Estados Unidos, publicado em 2017 por Angie Thomas
Série: Cara Gente Branca (Netflix)
Youtuber: Nathália Braga
Youtuber: Gabi de Pretas
Podcast: Afetos
Escritor: Clóvis Moura
Podcast: Angu de Grilo
Livro: Os condenados da terra de Frantz Fanon
Série: A vida e a história de Madam C.J Walker (Netflix)
Série: Sangue e água (Netflix)
Ouça também no Spotify.
Σχόλια